A tal inércia profissional —falta de atitudes no trabalho— tem sido assunto recorrente em milhares de empresas. E sobre esse assunto, lembro claramente que há duas décadas falávamos nas palestras e capacitações que as pessoas deveriam continuar suas formações e buscar desenvolver habilidades pois poderiam se tornar: não empregáveis caso ficassem parados no mesmo lugar.
Pois bem, esse tempo chegou e o mercado está cobrando agilidade e adaptabilidade dos profissionais. E se você, se sente acuado diante das inúmeras mudanças que a sua profissão enfrentou ou está enfrentando, fica aqui grudado na Caddan que tenho dicas e orientações que vão deixar a sua vida profissional mais fácil.
O que os profissionais podem fazer para sair da inércia profissional?
A pessoa precisa entender o porquê a carreira dela está inerte, está parada. E se esse é o seu caso, é importante que busque entender onde a sua carreira parou.
Seria a falta de atualização profissional que te impede de crescer? Seria o seu comportamento reativo diante das mudanças no trabalho que tem te feito ficar estagnado? Essas são algumas das possibilidades que podem te fazer parar, mas, se você quer e precisa sair desse lugar, fica atento nessas orientações que eu vou falar agora que vão te ajudar a sair da inércia profissional e te ajudarão a crescer na sua trajetória. Veja só:
- Abra a boca, os olhos, os ouvidos e o coração e procure grupos de conversa que conectam profissionais para resolver problemas e isso pode ser uma porta de entrada para uma nova ocupação e quem sabe é disso que você precisa para sair da inércia profissional.
- Agora, se acha que está parado na sua carreira, já pensou que essa é a hora para você mudar de área e reprogramar a sua trajetória profissional, já tem muita gente fazendo isso.
- Qual foi a última vez que você sentou num banco de uma escola, de uma universidade, quando você leu um livro sobre o seu trabalho, qual foi o último artigo que você leu?!
O mercado de trabalho tem apresentado muitas mudanças, seja na forma de trabalhar, ou então, profissões que surgiram e outras que desapareceram nos últimos anos. Por isso eu digo: É pra frente que se anda, desde que o mundo é mundo!
Qual melhor forma para encarar tantas mudanças na profissão?
A pandemia mexeu com todos. Estamos em níveis preocupantes da energia humana. Famílias, empresas e grupos que atuo tem se deparado com um desânimo muito grande. Não só dos jovens, mas também de pessoas mais experientes.
O novo mexe com as pessoas e na velocidade que as coisas estão acontecendo, tem mexido com as estruturas dos profissionais, claramente. Por isso é importante estar preparado, pois as mudanças não vão parar. E digo, com base em dados.
Uma pesquisa do Fórum Econômico Global, aponta que cerca de 25% dos empregos devem mudar até 2027. Foram ouvidas 800 empresas que empregam 11 milhões de trabalhadores. E tem mais.. A pesquisa também mostrou que 69 milhões de postos de trabalho serão criados, em contrapartida 83 milhões de vagas deixaram de existir.
Diante desses números, dos sinais e das mudanças que vemos no mercado de trabalho, não dá mais para ficar parado. É preciso estar atualizado na sua profissão, é necessário buscar informações da sua área de formação, é necessário ser adaptável e pró-humilde!
E digo mais… quem pensa dessa forma, já está um passo à frente, principalmente quando o mercado está instável e procurando gente adaptável a novas realidades. Vai por mim!
O que as empresas podem fazer para combater essa falta de ação dos profissionais?
Aqui fica um alerta aos líderes que sempre percebam e entendam o porquê os profissionais em determinado momento da carreira estagnam.
Os motivos, podem ser os mais variados: problemas pessoais, problemas de relacionamento no trabalho, falta de comunicação clara e problemas de saúde física ou mental. Mas, para que as empresas não sofram com a inércia de seus colaboradores é preciso agir de forma preventiva com ações que estimulem a adaptabilidade e pró-atividade, pois só assim, os momentos difíceis que as empresas ou os funcionários venham enfrentar serão superados da melhor forma.
Carreira e Mercado de Trabalho: saiba como não ficar parado
O que quero trazer hoje como reflexão é que o mundo mudou e os efeitos refletem no mercado de trabalho de forma muito rápida. E não resta dúvida que isso exige das pessoas mais foco, disciplina e determinação visando se manterem empregados e trabalhando no mundo em questão.
Por fim, você já se percebeu estagnado em alguma fase da sua carreira sem saber ao certo o que fazer para sair dessa inércia? Isso já aconteceu contigo? Quer saber como não ficar parado na sua trajetória profissional? Ouça a minha Coluna Carreira e Mercado de Trabalho, sempre às quartas-feiras, às 10h45, na Rádio CBN Curitiba. Ouve lá!
Eu sempre recebo perguntas de profissionais que se sentem paralisados na carreira e não sabem o que fazer para sair da inércia. Se você é um profissional assim, fala com a gente agora! Vai ser muito bom poder te ajudar nessa fase da sua vida profissional. É isso hoje, vamos em frente, porque ficar parado não dá certo pra ninguém.