Você é feliz com o seu trabalho?

Daniela Ludak

Sem dúvida este é um assunto que está mexendo diariamente com as escolhas, decisões dos profissionais e das empresas.  O mundo corporativo está em uma era que foca nas competências e na entrega de resultados, não deixando inclusive tempo suficiente para as pessoas pensarem na satisfação e se estão trabalhando felizes. 

Então já no começo eu deixo uma pergunta para você que nos acompanha…Você é feliz com o seu trabalho? Tem satisfação com o que faz? 

Neste artigo vamos discutir um pouco mais sobre essa questão e instigar você a refletir sobre, e ajudar a entender como está se sentido em relação ao seu atual trabalho. Vamos lá!

Como auto analisar e perceber infelicidade no trabalho?

Para fazer essa auto análise é preciso que o profissional pare e reflita: Qual é o meu papel nessa atividade que eu desempenho? Eu sou feliz, sou realizado fazendo o que eu faço ou o meu trabalho é um peso e antes mesmo de começar a minha atividade já estou sofrendo? Agora, para e pense: por que você não tem vontade de ir trabalhar? O salário tá curto? O chefe te pressiona demais? 

Essas são algumas perguntas básicas que os profissionais precisam fazer para si mesmo, para perceber se estão satisfeitos, felizes ou não com o trabalho que tem hoje

Um dos grandes vilões na vida profissional das pessoas é a COMPARAÇÃO. Ficar se comparando o tempo todo pode trazer muita dor de cabeça, inclusive, pode trazer muita infelicidade no trabalho. O que o outro fez ou faz pode ser uma inspiração, mas se for um peso ou uma obsessão, você pode estar dando chances para a infelicidade entrar e fazer parte da sua carreira profissional. Entenda quais são seus valores, virtudes, necessidades e interesses. Isso vem antes e isso pode definir o que é felicidade para você.

Infelicidade no trabalho

O que fazer se não me sinto feliz com o trabalho que tenho?

A infelicidade no trabalho está relacionada a um “esvaziamento” de sentido, um “algo que falta” para uma missão ou propósito na vida. Nesse sentido, a felicidade sugere ser algo que se relaciona muito mais com a liberdade e percepção individual do que a qualquer evento externo

Por isso, se você percebe que está faltando sentido no seu trabalho, te digo: há um remédio – autoconhecimento! Você pode até pensar: Poxa Dani! vai falar de autoconhecimento de novo! Pois é, mas é preciso que você saiba onde está e para onde quer ir! Por isso, VOCÊ PRECISA SE CONHECER BEM, pra entender o que está te deixando infeliz. 

Feito isso, se você por acaso já sabe a causa da sua infelicidade profissional, a minha orientação é:  

  • Se você acha que felicidade e satisfação é uma constante para todos, isso é  um tremendo engano.  Isso é uma crença!   A vida na real tem altos e baixos e precisamos conviver com isso;

 

  •  Outro ponto importante: pare de reclamar! É isso aí. Sendo assim, mãos à obra e foque no que seja necessário para você ter o tão sonhado equilíbrio e de quebra ser mais feliz;

 

  • Agora se você não pode sair do emprego onde está pois se mantém com ele e sabe que não vai arrumar algo melhor. Pare de criar encrenca com você e com quem está a sua volta e use do tempo livre para fazer algo que possa elevar seu propósito ou algo que o valha.

Isso vai te ajudar a agir de forma assertiva para que a infelicidade no trabalho NÃO faça mais parte da sua como um todo. Vai por mim! 

Infelicidade no trabalho

Relação do excesso de trabalho e a infelicidade

O trabalho geralmente ocupa bastante tempo na vida das pessoas. Inclusive é comum que profissionais terminem o expediente no escritório e continuem o trabalho pelo celular ou computador. O excesso pode ser o motivo da infelicidade no trabalho de muitos profissionais? 

Essa é uma situação que vejo acontecer diariamente na vida de muitos profissionais. Inclusive o filósofo sul coareano Byung-Chul Han que já escreveu diversos livros sobre o mundo atual, e faz uma reflexão muito importante no livro Sociedade do Cansaço quando fala do trabalho interminável e os efeitos colaterais causados pela tecnologia que permite que as pessoas fiquem conectadas o tempo todo, e, estar conectado o tempo todo no trabalho com certeza vai interferir na sua vida pessoal, social, profissional e até mesmo na sua saúde física

Trazemos aqui reflexões que só podem fazer sentido para você mergulhar naquilo que entende por importante e necessário para si. Isso é um trabalho imenso, diário e preciso para quem quer alcançar um equilíbrio em vários âmbitos da vida inclusive na tal felicidade relacionada ao trabalho.

Viva feliz com a Caddan! Vamos juntos analisar sua carreira profissional

Feliz com o trabalho

Você é feliz com o seu trabalho? Essa é uma pergunta que muitas vezes fica sufocada no meio da correria do dia a dia. Que tal falarmos mais sobre esse assunto? Fale conosco! 

Ouça também a minha coluna Carreira e Mercado de Trabalho, na Rádio CBN Curitiba e saiba o que é preciso fazer para ser feliz no trabalho

Ouve lá! Sempre às quartas-feiras, às 10h45.  É isso. Felicidade a todos, que esse novo ano de 2023 seja incrível e possamos ter novos desafios em nossas jornadas. Um novo ano para recomeçar e escrever uma nova história! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Newsletter

Deixe seu contato e receba nossa newsletter