Trabalhar por projetos: Nova tendência de contratação no mercado de trabalho

Daniela Ludak

Você está preparado para abandonar a carteira assinada e trabalhar por projetos? Essa é uma nova forma de contratação que tem ganhado força nas empresas e que tem aumentando as oportunidades de trabalho. 

É super importante falarmos sobre essa nova forma de contratação que tem ganhado força dia a dia, pois, diversas empresas estão recrutando diretores, gerentes e c-level para trabalhar como temporários em projetos específicos e já adianto aqui que são as startups que estão puxando essa tendência.

Contratação por projetos ou Carteira assinada ?

A contratação por projetos é uma prática que está sendo difundida no Brasil. Pelo fato de pequenas e médias empresas não conseguirem arcar com a contratação formal de diretores e gerentes que já têm salários altos e consolidados, por isso, esses profissionais fracionam o tempo deles e oferecem valores mais acessíveis

O contrato, acordo de trabalho temporário, nesse caso trabalhar por projeto, permite que a empresa receba o que precisa e por um valor bem mais acessível economicamente falando.

Muita gente pode achar uma loucura isso… mas tem funcionado muito bem não só para as empresas, mas também para alguns executivos que se mantém profissionalmente ativos e aumentam as relações profissionais exercitando a flexibilidade de atuar em várias empresas de diversos segmentos. 

Outra vantagem para os profissionais que optam por essa forma de trabalho é que pelo fato de trabalharem por projetos, ou seja por tempo determinado, conseguem conciliar melhor vida pessoal e profissional. Esse é o reflexo de que os empregos não vão acabar e sim podem mudar por meio das relações de trabalho.

Contratação no mercado de trabalho

A demanda por projetos

Existem diversas áreas que estão contratando profissionais, inclusive em diferentes momentos desses profissionais, para atuarem em projetos. Tecnologia, finanças, logística e engenharia são alguns dos exemplos de setores que contratam profissionais por demanda, sendo eles executivos ou não.

Trabalhar por projetos por demanda pode ser a porta de entrada em outras empresas e em outros projetos. Por isso, reforço para as pessoas que estão aderindo a este tipo de modalidade de trabalho, que façam esse trabalho com muito, mas muito empenho, pois essa atividade que você está desenvolvendo pode abrir muitas outras oportunidades no mercado de trabalho

Pois a empresa que contrata um profissional para executar um projeto espera que ele deixe um legado e que tudo o que foi desenvolvido por ele, pela expertise e senioridade que tem, possa ser utilizado inclusive nas questões táticas e estratégicas.

Quem tem interesse em trabalhar por projetos, o que deve fazer?

Para os que se interessam em trabalhar dessa forma, precisam:

– Estar super atualizados;

– Ser voltado a resultados e aberto para entender de novos mercados e demandas;

– Entender bem o que quer desse momento de vida;

– Saber trabalhar em equipe, mesmo que você seja um prestador de serviço, tenha a sua empresa e seja contratado para um projeto, saiba: precisa trabalhar em equipe!

O convite do mercado de trabalho é para que os profissionais estejam abertos para serem remunerados de acordo com os resultados do projeto em que ele está realizando.

Para os profissionais que estão pensando na aposentadoria fica aí a dica de um mercado em constante evolução e que pode aproveitar sim a mão de obra extremamente capaz, experiente e que busca a flexibilidade de horário.

Trabalhar por projetos

Mudanças e mais mudanças no mercado de trabalho!

O que você acha dessa ideia de trabalhar por projetos? Projetos por demanda? Você já se viu trabalhando dessa forma? Já pensou nisso? Está preparado pra isso?  Para saber mais sobre esse assunto que tem mexido com a carreira de muitos profissionais ouça a minha coluna Carreira e Mercado de Trabalho, sempre às quartas-feiras, às 10h45, na Rádio CBN Curitiba. Ouve lá! Entre em contato conosco, vai ser muito bom poder conversar com você, sobre temas que podem lhe ajudar na carreira profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Newsletter

Deixe seu contato e receba nossa newsletter