Quando o assunto é construção de identidade profissional precisamos falar sobre uma jornada que abrange a trajetória e a imagem de um indivíduo ao longo da vida. Isso engloba tanto as experiências, habilidades e competências que uma pessoa acumula na carreira, como também a forma que é percebida e reconhecida por ela própria, pelos outros profissionais e pelo mercado de trabalho ao usar dessas atribuições.
Você tem noção de qual é a sua identidade no mercado de trabalho? Se não sabe fica aqui comigo e bora falar mais desse assunto.
Como o profissional pode saber como está sua identidade no mercado de trabalho?
Antes, eu gostaria de explicar rapidamente o que é identidade profissional. A identidade profissional é quando alia-se a trajetória que é a sequência de experiências e formação educacional com a sua imagem que é a forma como você se apresenta, se comunica e se relaciona com os colegas, superiores, fornecedores e clientes. É a forma como você age no seu trabalho. A junção da trajetória com a imagem gera uma identidade profissional, entende?
A identidade profissional é o que descreve a pessoa no contexto do mercado de trabalho. Por exemplo, quando alguém te pergunta: ah! Você conhece o fulano? E você responde: sei aquele que já trabalhou em tais lugares e que é conhecido pela experiência e por ter tais habilidades? Quando isso acontece está se descrevendo a identidade do profissional.
Então, para você saber como está a sua identidade no mercado de trabalho faça uma autoavaliação: você é reconhecido pelas empresas da maneira que gostaria? Não raro, recebe um convite para participar de um processo seletivo? Você já escutou ou mesmo conversou com pessoas para saber como elas descrevem a sua identidade profissional?
Essas são algumas das ações que você pode fazer para saber como está a sua identidade profissional atualmente.
Estratégias que os profissionais podem seguir para ter identidade profissional valorizada no mercado de trabalho
Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para construir e promover uma identidade que seja forte e positiva no mercado de trabalho.
- Definir objetivos claros! Ter uma visão clara de onde se quer chegar e quais são os objetivos que quer alcançar.
- Invista em educação e capacitação constante por meio de cursos, treinamentos, palestras, estágios e workshops.
- Construa uma rede de contatos. Isso é muito importante para estimular relacionamentos profissionais. Participe de eventos e encontros da sua área de atuação e de outras áreas também.
- Desenvolva as habilidades interpessoais: comunicação, trabalho em equipe, poder de decisão e a autoliderança, pois são essenciais para a construção de uma identidade efetiva no mercado de trabalho.
- Consolide sua presença no universo online, pois isso favorece que você seja percebido e lembrado pelas empresas e pelo mercado de forma geral.
Faça isso com dedicação e atenção, pois a sua imagem requer muito cuidado nas redes sociais, sendo assim, utilize as plataformas profissionais, como o LinkedIn, para compartilhar conhecimento, dividir informações e principalmente estabelecer conexões.
Começar com essas dicas para ter sua identidade no mundo corporativo valorizada, garanto que você se dará muito bem na sua jornada profissional.
O que fazer ao perceber que a identidade profissional não está como gostaria ?
Essa resposta está na ponta da língua: corra atrás da sua identidade profissional, mas não é amanhã não, é agora!
Na minha jornada tenho visto que as pessoas interessadas nas suas trajetórias, com formação tradicional ou não, leem livros, notícias, assistem vídeos, fazem cursos, conversam com pessoas mais experientes.
Pois querem ter um diferencial, querem ter cultura, valorizam as experiências, buscam conhecimento para uma identidade que valha a pena. Primeiro para si e depois para os outros. A nossa identidade passa por uma boa dose autoconhecimento, se conhecer bem é necessário para desenvolver uma identidade alicerçada em valores e metas para um plano a ser traçado e executado.
Construa uma imagem forte e positiva no mundo corporativo
Em resumo, ter uma identidade no mercado de trabalho forte e positiva envolve tanto o desenvolvimento de uma trajetória profissional sólida, quanto a promoção de uma imagem profissional positiva.
Isso pode abrir portas, gerar oportunidades e facilitar a progressão na carreira. O que achou desse tema? Quer conversar mais sobre ele? Mande sua ideia, a sua pergunta e seu ponto de vista. Entre em contato com a Caddan aqui. Vai ser muito bom falar com você! E não esqueça, todas as quartas às 10h45, estou na Rádio CBN, na minha coluna sobre Carreira e Mercado de trabalho, confira.