O último trimestre do ano é um momento crucial para avaliar o estado da sua carreira e entender as tendências do mercado de trabalho. À medida que nos aproximamos da reta final do ano, nesta fase, muitos profissionais começam a refletir sobre seus objetivos e planejamentos para o próximo ano.
Entendo que toda hora é hora para se revisar e agir para se ter um rumo melhor. Mas falando do último trimestre do ano, relacionado à carreira, sendo bem prática, eu incentivo a você fazer uma revisão honesta do seu desempenho e definir metas realistas e alcançáveis para esse último trimestre de 2023. Como disse, toda hora é hora, e por que não fazer uma revisão já?
Neste blog post, te convido a refletir sobre como está a sua carreira e o mercado de trabalho neste último trimestre do ano. Vem mergulhar nessa análise e traçar um caminho para o sucesso em 2024.
O que fazer para realizar aquilo que ainda não deu certo nesse ano?
Primeiro, liste seus objetivos atuais. Não perca tempo, vamos lá… O que você quer? O que precisa fazer? E, em seguida, avalie o seu progresso em relação a cada um deles. De onde partiu? O que fez? Identifique áreas em que você teve sucesso e aquelas que precisam de melhorias. Isso é básico e pode fazer uma grande mudança na sua vida se se dedicar a isso.
Logo, defina metas específicas e mensuráveis para esse último trimestre do ano, levando em consideração o que você precisa para alcançar o que quer. Certifique-se de que essas metas sejam alcançáveis e relevantes para o seu crescimento profissional e pessoal. Sempre falo aqui da carreira e do desenvolvimento profissional, mas esses não decolam se não estiverem alinhados ao seu propósito de vida. Lembre-se disso.
E, por fim, defina prazos realistas para cada meta. Você pode estar pensando aí: Ah, para Dani é tudo simples. Acreditem, nunca foi. Só mudei minha vida quando coloquei olho no que queria e em como chegar até lá. Ainda estou na estrada, e como sempre digo também, aproveite o caminho, a jornada e os desafios. Você pode descobrir novas habilidades e objetivos para você.
Além de finalizar as metas desse ano, já é hora de planejar 2024?
Só não dá para ficar olhando o calendário e achar que já passou. Afinal, o tempo é você que coordena. Portanto, responda para você mesmo: Você está onde gostaria? No sentido físico e figurado, me refiro a uma posição na empresa ou mesmo se está trabalhando? O que você não tem e gostaria? Responda aí. O que falta para você? O que significa o último trimestre do ano?
Falando de mercado de trabalho, fica o alerta…profissões sendo abandonadas e substituídas por outras. As barreiras geográficas já não existem, e se você acha que o Brasil tem poucas possibilidades, do seu quarto mesmo você pode trabalhar onde quiser.
Esse é o mundo em que estamos vivendo, cheio de possibilidades e com a ansiedade a mil, pois se sua pergunta é: qual caminho posso seguir? Não pense você que em 2024 essa pergunta não precisará ser respondida ainda. Mas, antes não esqueça de definir pra você mesmo: o que quero para este final de 2023? Analise seus objetivos atuais, avalie seu progresso, identifique áreas de melhoria e estabeleça metas SMART, sim, aquelas que devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.
Orientações para profissionais no Fim de Ano e na carreira em 2024
Estamos no fim de 2023… mas 2024 vai chegar com tudo. E se você ainda não tem por hábito definir e revisar planos, vou te dizer um bom dia para você fazer isso, HOJE, vai por mim. Não tem dia melhor para começar algo novo na sua vida. O melhor dia para iniciar um curso? Hoje! O melhor dia para movimentar a minha rede de contatos? Hoje! O melhor dia para desenvolver uma habilidade? Hoje!
Sabe gente, tem pessoas que esperam demais as coisas acontecerem, mas eu vou te falar algo que não é novidade mas é a pura verdade: mexa-se. Vai atrás.
E digo mais, se você não tá legal? A saúde mental não anda aquelas coisas, fale com alguém. Fale comigo! Não deixe para 2024 o que você pode fazer em 2023.
2023 está se despedindo, isso é certo, mas o que isso significa para você? Fica aí essa reflexão. Até a próxima.