O que todo gestor de primeira viagem precisa saber para liderar com eficiência

Daniela Ludak

Hoje vamos falar daquele profissional que é um gestor jovem, que foi recém promovido, ou se você está aí no início da sua carreira liderando o seu próprio negócio e tem uma equipe para gerir. Vocês estão iniciando uma jornada chamada Gestor de primeira viagem!

Não sei você, mas me lembro muito claramente que eu tinha o sonho de ser responsável por uma equipe e ter a “autoridade” de conduzir um time para objetivos comuns. Só não sabia que ia dar um baita trabalho para me desenvolver, aperfeiçoar e aprimorar minha forma de ser para chegar a bons resultados. Contudo, meu sonho se tornou realidade e foi além. Hoje eu tenho a minha equipe de trabalho e ainda ajudo outros gestores a desenvolverem suas respectivas equipes. 

Portanto, se você quer ser gestor ou se é gestor e está começando agora, fica aqui com a gente que tenho muitas dicas e orientações para você. Confira!

O que é preciso fazer para se tornar um líder de equipe?

Há alguns pontos que eu acho importante você pensar e se preparar para uma posição de gestão.

  • Saiba o que você quer em sua vida profissional, carreira e na sua vida. É isso aí, pois do contrário, não conseguirá cumprir essa missão e infelizmente não terá direção para chegar ao cargo de gestor;

 

  • Depois de você descobrir a resposta, reflita sobre o que realmente significa para você ser um gestor. Isso faz toda a diferença! 

 

  • Após encontrado as respostas, trace um plano de ação. 

E para fazer o plano acontecer, permita-se ser dirigido! Quem assume uma posição de chefia precisa saber pedir ajuda sempre! E para pedir auxílio a outros precisa saber perguntar e se comunicar.

Aproxime-se de líderes mais experientes. Essa história que quem assume um cargo de comando tem de usar o boné da arrogância e a mochila da ignorância precisa saber que vai se dar mal. Ninguém nasce gestor muito menos líder e com você não é diferente. Por isso, seja humilde! 

Gestor de primeira viagem

APROVEITANDO… Gostaria de esclarecer que há sim uma diferença entre gestor e líder. 

Gestor é o nome do cargo, é uma questão estrutural. Você pode ser gestor, mas para ser um líder envolve muita preparação. 

O líder é aquela pessoa que está à frente de uma equipe inspirando e trazendo o time para pensar como ele. Isso exige empenho e foco para se tornar um líder de time, mas se você conseguir com certeza terá excelentes resultados.


Por isso, desenvolva suas habilidades de liderança, invista tempo e esforço na resolução de conflitos, tomada de decisões, distribuição de tarefas e acompanhamento.

O que o gestor de primeira viagem precisa ficar atento para não errar?

Há várias situações que precisam de cuidado e atenção dos gestores de primeira viagem ou daqueles que desejam ser gestores. Algo que eu sempre reforço e que é necessário desenvolver aos profissionais que estão nessa fase : tenha empatia. 

O gestor precisa ouvir o que está sendo dito e ser flexível para se adaptar às necessidades dos processos de trabalho e das demandas da equipe. Ainda precisa olhar e buscar entender as necessidades da equipe, sejam elas técnicas ou comportamentais.

Relacionamento com equipe

 

Muitas empresas têm uma forma de tocar as ideias, projetos, os negócios de maneira antiga, mantém a mesma cultura há anos. Porém, eu te digo, caro gestor, você precisa estar atento e ser empático para tentar entender as pessoas e melhorar os processos de trabalho. Pois, provavelmente a empresa onde você trabalha não começou hoje.

Para ser responsável por um time é preciso aprender a respeitar e se adaptar ao que os outros construíram. E lembre-se: vista a jaqueta da humildade esse estilo nunca cai de moda!

Quais as atitudes que poderão assegurar o sucesso dos novos gestores?

Apresente-se para sua equipe de trabalho e principalmente propicie um momento para que eles se apresentem para você no coletivo e também na individualidade. Essa é a primeira atitude. É nesse momento que você tem a oportunidade de conhecer melhor as pessoas que vão trabalhar com você e assim poderá conhecer mais delas criando uma ponte.

Uma aproximação com certeza trará ótimos resultados para você e para sua equipe. Acredite nisso, pois permitirá que você crie um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Outra orientação tenha claro as metas da equipe e que essas sejam realistas, alcançáveis e mensuráveis para que todos tenham um objetivo comum. E sempre comunique com clareza tais metas.

Líder de primeira viagem

Lembre-se sempre de que, como gestor de primeira viagem, você tem a capacidade de fazer a diferença no seu local de trabalho, sendo assim mova-se e boa sorte em sua nova posição!

Descubra o programa LÍDER INTEGRAL, voltado para profissionais que buscam se desenvolver seja em sua carreira atual ou em uma posição de transição em uma mentoria ou empresa. Desenvolva habilidades que mudarão sua carreira profissional.

E você que nos acompanha tem dúvidas ou gostaria de sugerir temas sobre carreira e mercado de trabalho, não perca tempo, entre em contato conosco, vai ser uma satisfação poder falar com você. Aproveita e ouve minha coluna  Carreira e Mercado de Trabalho, todas às quartas-feiras, às 10h45, na Rádio CBN Curitiba. Ouve lá!

Daniela Ludak

Daniela Leluddak

Consultora corporativa, psicóloga clínica, palestrante e colunista com mais de 25 anos de experiência. Reconhecida por seu trabalho no desenvolvimento humano, apoia líderes, famílias e empresas na criação de ambientes colaborativos, humanizados e de alta performance. É idealizadora da metodologia Análise Integral, que une psicologia, tecnologia e espiritualidade para capacitar pessoas e equipes a alcançar seu máximo potencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Newsletter

Deixe seu contato e receba nossa newsletter