Como se adaptar às mudanças no ambiente de trabalho?

Daniela Ludak

Sabe aquela mudança que chega sem avisar e mexe com a sua vida pessoal e profissional? Pois então, você se adapta bem às novas situações ou tem dificuldades?

Esse é um assunto que por vezes se torna uma pedra no sapato de muitos profissionais que têm dificuldades ou até mesmo não sabem como agir quando precisam se adaptar às mudanças que acontecem no ambiente de trabalho. Por isso, fique atento às dicas e orientações que eu vou falar aqui.

Como os profissionais podem se adaptar às mudanças que ocorrem no trabalho?

A maioria das mudanças que acontecem na vida das pessoas não depende da vontade delas. No ambiente de trabalho, não é diferente. 

Descontentamento sobre as mudanças no trabalho

Pode ser que você já — em algum momento— teve que mudar de função sem querer e por isso teve que se adaptar. Ou já presenciou um profissional ser de-mi-ti-do e por isso teve que se adaptar a nova função, a nova empresa, nova cultura, novo salário e etc. 

Ser um profissional que sabe o que quer da sua carreira vai se adaptar às novas mudanças porque vê um novo horizonte nisso ou vai decidir mudar e não se submeter a determinadas mudanças que foram apresentadas para ele.

Sabe, as mudanças na vida profissional ou pessoal sempre vão existir, o importante mesmo é ter a mente preparada para saber agir diante do novo cenário.

Como o profissional pode se adaptar a mudanças sem afetar a carreira profissional?

Muitas vezes as mudanças na vida profissional acontecem de forma muito rápida. Para que os profissionais possam se adaptar ou readaptar numa nova situação sem que a carreira profissional seja prejudicada, em primeiro lugar é preciso pensar que nem todas mudanças. Nem todas as transições precisam ser difíceis, dolorosas. 

Equipe motivada mesmo com alguma mudança no ambiente de trabalho

Você pode estar pensando: Ah! Tá…fácil falar né?! Pois é, mas o que eu percebo e vejo acontecer no meu dia a dia acompanhando profissionais, é que aqueles que têm uma visão mais prática e conseguem se adaptar com mais facilidade. 

Os profissionais que se adaptam a novos cenários com facilidade têm mais chances de crescimento profissional. Se você quer e precisa proteger a sua carreira, seja adaptável, mas como ?

Vamos lá: 

  • Aceite a mudança. Se você não tem como negociar, nada, aceite! Por exemplo: quem esperava uma crise sanitária como essa do coronavírus que vivenciamos? Ninguém imaginava! Mas todo mundo teve que enfrentar as mudanças no ambiente de trabalho por conta da pandemia. Quem foi prático, aceitou as mudanças e agiu rápido com certeza teve menos ou nem teve prejuízos na carreira profissional. 
  • Desapegue do passado! Podemos sim nos lembrar do que aconteceu e do que foi parte da vida ou da carreira, mas ficar sempre buscando viver aquilo que já viveu pode se tornar um tormento na sua vida e na sua profissão. Porque hoje são outros tempos, as metas são outras, os objetivos são outros. Use o passado para te ajudar a se adaptar ao presente.

Isso tudo vai fazer com que você seja um profissional adaptável e cobiçado pelo mercado de trabalho, além de estar inserido num ambiente de trabalho saudável. Por ter essas características tão importantes para os dias de hoje, em que as mudanças acontecem o tempo todo.

Mudança no ambiente de trabalho

Contudo, se você tem muita dificuldade de encarar uma nova situação e se adaptar, converse hoje mesmo com pessoas que já passaram por grandes mudanças na vida e ouça como elas fizeram. Agora, se você não quer se expor por ter essa dificuldade em se adaptar, leia, assista vídeos na internet e entenda a história de pessoas que venceram dificuldades no ambiente de trabalho e na vida porque sempre se adaptaram às novas situações. 

Como o gestor pode comunicar grandes mudanças e manter a equipe em harmonia no ambiente de trabalho?

Antes de mais nada, é importante comunicar com assertividade os fatos. Explicar os detalhes e fazer com que toda equipe se conscientize sobre a necessidade da mudança. Feito isso, é necessário conquistar o apoio dos profissionais, pois, os objetivos só serão alcançados se houver um canal de comunicação aberto com todos os envolvidos na situação.

A comunicação é importantíssima num momento de mudança, pois é se comunicando que os profissionais poderão expor suas dificuldades e apontar problemas no processo de mudança. É por meio da boa comunicação que o gestor poderá fazer ajustes necessários diante de todo o processo de mudança.

A comunicação está inserida num contexto tão importante do mercado de trabalho, pois sem comunicação, como as pessoas conseguirão se adaptar a novos sistemas, novos processos de trabalho, como conseguirão se adaptar a novas profissões? 

Responsabilidade do líder sobre as mudanças no ambiente de trabalho

Se você está encarando um processo de mudança no trabalho, mantenha a calma, se comunique e eu te garanto que isso já é um bom começo!

Que tal ouvir mais sobre esse e outros assuntos? Ouça a minha coluna Carreira e Mercado de Trabalho, sempre às quartas-feiras, às 10h45, na Rádio CBN Curitiba. Ouve lá. E qualquer coisa, fale conosco, vai ser um prazer conversar contigo. Até a próxima! 

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