Durante a carreira, o profissional pode enfrentar diversos desafios, mas um dos mais perigosos e que pode comprometer as conquistas no mercado de trabalho é a desmotivação.
Você está se sentindo desmotivado com o seu trabalho? Quero te dizer antes de mais nada que você não está sozinho.
Esse é um assunto atual e que tem atingido empresas de pequeno, médio e grande porte. A desmotivação não é exclusividade dos profissionais que não tem um alto cargo e nem uma remuneração extraordinária. A falta de motivação também atinge pessoas que já estão estabilizadas na profissão, tem excelente trabalho, tem uma equipe competente para gerenciar e que aparentemente não teriam nenhum grande problema que pudesse ser causador de desmotivação no trabalho.
Você anda desanimado, sem vontade de seguir em frente na sua atividade profissional, fica por aqui que eu tenho dicas e orientações que vão ser bem importantes para você fugir dessa cilada chamada: desmotivação. Vamos lá!
As causas mais comuns da desmotivação no trabalho
Há muitos motivos que podem tirar o ânimo das pessoas no ambiente de trabalho, mas, os mais comuns são:
- Falta de uma comunicação adequada e assertiva entre chefia e funcionários;
- Problemas pessoais que muitas vezes interferem na produção das atividades;
- Falta de autoconhecimento;
- Não ser reconhecido pela empresa;
- Falta de um plano de carreira, salários defasados e carga horária excessiva.
Essas são apenas algumas das situações que podem fazer com que o profissional fique desmotivado. Você se vê em alguma dessas situações ou se lembrou de acontecimentos que te desmotivaram no seu trabalho. Está na hora de reagir!
Inclusive, toda essa sua desmotivação no trabalho pode ter uma raíz física, isso mesmo, o seu corpo pode estar com falta de vitaminas e outros nutrientes e o resultado pode ser essa sua desmotivação aí. Já pensou nisso?
Desmotivação no trabalho: como resolver essa situação?
Acompanha comigo agora algumas atitudes que podem ajudar e muito a manter sua motivação no ambiente de trabalho, vem comigo:
• Busque ter uma comunicação direta com a sua chefia, seja transparente e relate quais têm sido suas dificuldades.
• Procure pensar de forma prática, o que tem te deixado desmotivado? Salário baixo? relacionamento ruim com os colegas? Falta de alinhar expectativas com a chefia referente ao seu crescimento profissional?
• Feito isso, o que pensa em fazer para resolver? Caso você não saiba, sugiro que converse com pessoas da sua confiança e explique o que tem acontecido contigo. De preferência que essas pessoas não sejam do seu ambiente de trabalho, pois, muitas vezes as pessoas de fora tem uma visão melhor da situação e conseguem ver com mais facilidade formas de te ajudar a sair dessa desmotivação no trabalho que pode ser um buraco na sua carreira.
Você pode até estar pensando: Ah! É fácil falar, né! Difícil é arrancar motivação e reagir. Concordo!
Fácil não é, principalmente quando a motivação precisa ser vencida por um funcionário que não é gestor e tem um líder desatento e não percebeu que tem gente indo trabalhar se arrastando.
Ninguém motiva ninguém, mas é função dos líderes estar próximos e inspirar a equipe. É uma grande responsabilidade e também requer habilidade para manter a equipe motivada e engajada, sempre.
Querendo ou não isso é tarefa de lideranças! Perceber, entender e combater a desmotivação e inspirar as pessoas para se ter um ambiente de trabalho saudável e consequentemente mais produtivo. Caso contrário, sinto muito informar à você líder ou gestor, mas a produtividade da sua equipe pode estar comprometida e seu cargo ir por água abaixo.
Veja também: Não sabe lidar com o seu chefe?
E quando o gestor está desmotivado, o que fazer ?
Como disse agora a pouco, buscar a causa da desmotivação no trabalho, seja física ou não, está valendo. Porém ainda oriento, o gestor que está desmotivado hoje, conversar com alguém do departamento de recursos humanos da sua empresa, um ex-colega de trabalho que te conheça bem, algum familiar, é importante! Pois, a desmotivação é contagiosa.
O desânimo contamina as pessoas que estão ao seu redor, você sabia disso? Portanto, caro gestor vá em busca de uma solução. Entenda o que te motiva, reveja a sua forma de pensar, abra os olhos para outras oportunidades e busque aprimoramento, sempre!
Essas são algumas atitudes que vão te ajudar a ser não só um gestor motivado, mas sim um líder inspirador. Vai pode mim!
Por fim, porém não menos importante, não espere dos outros uma super injeção de ânimo. A motivação verdadeira está dentro de você, tem a ver com o seu propósito de vida, tem a ver com os seus valores pessoais, têm a ver com aquilo que você quer, tem a ver com autoconhecimento, tem a ver com reconexão. Escuta a Dani. Reconecta Aí gente!
Leia também: Como vencer a desmotivação no trabalho
Conquiste a motivação no trabalho com a Caddan
A desmotivação no trabalho é um problema que afeta muitos profissionais em diversas áreas. É um sentimento que pode surgir por diversos motivos, como citamos acima. Quando isso acontece, o desempenho e a produtividade do profissional podem ser afetados, o que pode prejudicar sua carreira.
Para evitar que a desmotivação afete o seu trabalho e sua carreira, é importante buscar maneiras de se manter motivado e inspirado. Você pode ouvir a minha coluna Carreira e Mercado de Trabalho, sempre às quartas-feiras, às 10h45, na Rádio CBN. Lá você poderá encontrar dicas e orientações sobre como tornar seus dias de trabalho mais leves e inspiradoras
Porém fica a vontade em entrar em contato conosco. A Caddan está sempre disposta a ajudar você em sua carreira profissional. Afinal, o sucesso profissional não é uma jornada fácil, mas com a motivação certa, é possível chegar lá. Destaque-se no mercado de trabalho com a Caddan.