Empreender ou Ser empregado? Eis a questão!

Daniela Ludak

Este assunto gera muitas dúvidas durante a carreira profissional. Tem gente que é empreendedor e acha que poderia estar mais satisfeito ou ganhar mais dinheiro se tivesse trabalhando em uma empresa. Tem outros profissionais que até já tem uma carreira profissional estabelecida no mundo corporativo, mas convivem com a dúvida de que poderiam ser mais realizados se fossem empreendedores. Dilemas do trabalho… dilemas da vida que muita gente tem.

Independente de você empreender ou ser empregado, você precisa ter as rédeas da sua própria carreira. Se você está vivendo esse dilema, vamos te ajudar a refletir qual o melhor caminho para você. Confira! 

O que é melhor, empreender ou ser empregado?

Conhece aquele ditado: “A grama do vizinho é sempre mais verde do que a minha”. Pois então, há muita gente que olha somente o lado bom da vida profissional do outro e isso pode ser um caminho perigoso

Por isso, aqui vão algumas perguntas que irão te ajudar a perceber se você tem o perfil de empreendedor ou de um empregado que pode ter uma carreira no mundo corporativo. Vamos lá! Se você quer ser empreendedor, pare e pense:

Você é bom vendedor?

Sim, porque independente do que você vai fazer, se vai oferecer um produto ou serviço, você precisa se comunicar bem. Isso é, explicar bem sobre o que oferece, as vantagens, as formas de pagamento. Isso envolve venda direta!

Você é bom planejador?

Você planejou o seu empreendimento? Você planejou como vai ser o início do seu negócio próprio? Como serão os próximos meses? Que sonho você tem? Planejamento é a chave do sucesso, pois isso é importante desde o início.

Você sabe lidar bem com a instabilidade financeira?

Quem empreende tem renda variável. Então, isso te preocupa ou você sabe organizar as finanças?

Empreender ou ser empregado

Essas são apenas algumas das situações simples e práticas que podem te ajudar a refletir se você tem vocação para ser dono do próprio negócio.

Agora, se você prefere ter rendimento estável, acha importante ter benefícios e entende que esses benefícios que compõem a sua renda mensal, prefere ser direcionado à sua rotina de trabalho, percebe-se aí que você tem uma preferência pelo trabalho no ambiente corporativo.

Cuidado: As ciladas que podem arruinar sua trajetória profissional

Muita gente quer ser dono do próprio negócio porque acha que vai delegar as tarefas aos funcionários e por isso vai trabalhar menos e ganhar mais. GRANDE ENGANO! Quem empreende pode até ter mais flexibilidade de agenda, mas isso não quer dizer que vai trabalhar menos. Essa situação pode ser uma visão deturpada que pode resultar na ruína do seu negócio.

Agora, se você é funcionário de uma empresa que todos os meses recebe o seu salário, tem um pacote de benefícios, tem também algumas garantias como décimo terceiro salário, férias remuneradas, plano de carreira e fundo de garantia, mas não faz nada para evoluir na carreira profissional… isso é uma cilada, hein? 

Não é só o empreendedor que se dá mal quando o negócio quebra, o profissional que não faz nada para se desenvolver na empresa também quebra, ganha a conta, é demitido e pode levar meses e meses para encontrar outra vaga de trabalho.

Empreendedor ou empregado

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2021 revelou que a cada 100 novas empresas abertas no Brasil, 56 delas não conseguem completar nem 3 anos de existência. Isso mostra que empreender não é fácil, assim como ter crescimento e sucesso profissional em uma empresa também não é moleza

Qual o melhor momento para sair de empregado para empreendedor?

Às vezes os profissionais passam por uma fase da vida entendendo que a melhor decisão é trabalhar como empregado, mas com o passar do tempo se sentem mais seguros para empreender por perceberem que estão em outro momento da vida e da carreira. Nesse caso, qual é a melhor estratégia para fazer essa transição entre empreender e ser empregado?

Para essa situação não tem receita pronta, mas o que eu oriento é que o profissional tenha algumas certezas, como: 

  • Saber o motivo de querer empreender;
  • Estudar muito o mercado que vai investir;
  • Saber do investimento que deve fazer. 
Empreender ou ser empregado

Uma alternativa é fazer uma transição híbrida, ou seja, trabalhar na empresa e ao mesmo tempo iniciar as atividades do empreendimento. Mas atenção, também têm empreendedores que em algum momento da vida tem a vontade de entrar ou até mesmo retornar para o mundo corporativo

Se você já pensou nisso, é importante que saiba que trabalhar em uma empresa pode mudar e muito a sua vida, começando pelo fato de ter horário para entrar no trabalho. Você também terá que seguir as regras da empresa, acatar o fluxo e os processos de trabalho. Também terá que se adaptar à cultura da empresa. E aí? Está disposto a encarar tudo isso? 

A Caddan irá lhe ajudar!

Empreender ou ser empregado? Essa é uma dúvida que acompanha muitas pessoas durante a carreira profissional. 

Já pensou em mudar e abrir um negócio próprio? Ou será que já está cansado de empreender e deseja fazer parte do mundo corporativo? Quer saber mais sobre esse assunto?  Fale conosco, mande uma mensagem, vai ser uma satisfação falar com você

Acompanhe também a minha coluna Carreira e Mercado de Trabalho sempre às quartas-feiras, às 10h45, na Rádio CBN Curitiba

Daniela Ludak

Daniela Leluddak

Consultora corporativa, psicóloga clínica, palestrante e colunista com mais de 25 anos de experiência. Reconhecida por seu trabalho no desenvolvimento humano, apoia líderes, famílias e empresas na criação de ambientes colaborativos, humanizados e de alta performance. É idealizadora da metodologia Análise Integral, que une psicologia, tecnologia e espiritualidade para capacitar pessoas e equipes a alcançar seu máximo potencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Newsletter

Deixe seu contato e receba nossa newsletter