Você é um bom líder no trabalho?

Daniela Ludak

Não basta querer ser um bom líder no trabalho, é preciso estar preparado para ser líder. E mais, precisa ter também coragem e reflexão diária para não deixar que o ego infla e todo  resultado vá por água abaixo. 

Vira e mexe tem alguém me perguntando: Dani, o que eu faço para ser um bom líder no trabalho? Olha já adianto, para ser líder seja no trabalho ou qualquer coisa na vida você precisa inspirar pessoas. Então, fica ligado aqui que eu tenho dicas e orientações que podem sim te ajudar a ser um líder no seu trabalho, no seu empreendimento, um líder da sua vida. Vamos em frente!

O que o profissional pode fazer para conquistar a vaga de liderança?

Para ser um bom líder no trabalho, é preciso que o profissional se conheça muito bem. Essa pessoa que quer ser líder precisa saber com clareza quais são as habilidades que tem e de que forma pode usá-las para se destacar a alcançar a vaga de liderança. 

um bom líder no mercado de trabalho

Por isso, se hoje você já tem como objetivo profissional liderar pessoas, preste atenção nessas orientações que eu vou falar agora:

1.É preciso estar conectado com os avanços tecnológicos.

2.Pensar diferente, sempre com foco na forma de resolver problemas, melhorar processos e saber se posicionar na tomada de decisões.

um bom líder

3.Entender de gente. Não ter escapatória, para ter uma posição de liderança, você precisa saber como a sua equipe atua e o que a motiva e onde está o grande diferencial dela. 

4.Conhecer as tendências do mercado de trabalho e estar disposto a aprender, sempre! 

A sutileza da liderança: O que realmente define um bom líder no mercado de trabalho

Vou contar uma coisa aqui que eu vejo muito nas empresas do mercado de trabalho, tem muito profissional que ACHA QUE É LÍDER, MAS NÃO É. Vou explicar, se o profissional pensa que manda e o funcionário obedece, não é líder. Se o profissional acha que é chefe e por isso não precisa fazer nada, não é um bom líder. Se o profissional entende que não precisa se preocupar com as pessoas e nem entender suas particularidades porque o importante é só entregar o trabalho e bater as metas, essas pessoas não são líderes

gestão de pessoas por um bom líder

Viram que rapidamente eu citei situações que com certeza você já viveu ou pelo menos já ouviu falar que aconteceu no ambiente de trabalho. No mundo atual, os líderes precisam estar atentos, aptos e também ligados não só nas habilidades técnicas e comportamentais das pessoas da equipe. Os líderes de hoje precisam pensar que só terão resultados no trabalho se tiver uma equipe engajada nas mesmas metas e propósitos de trabalho. Caso contrário nada feito

Hoje em dias só se vira bem no mercado de trabalho o líder que está informado e conectado com a realidade das pessoas, do setor que atua e com o momento que empresa está vivendo. Um bom líder hoje precisa cuidar do ego para não se afundar nele.

O que a empresa pode fazer ao perceber que não tem bons líderes?

Aí é problema,hein?! E acontece te garanto. Nesse caso, não tem outro remédio. Assim que a empresa percebe que os líderes não estão aptos, o jeito é chamar para um boa conversa, capacitar as pessoas e mudar a cultura de liderança da empresa. Pensa comigo que se os líderes não vão bem, como é que as equipes vão performar?

um bom líder no mercado de trabalho

De forma prática, as empresas precisam estar atentas a líderes tóxicos – que tratam as pessoas de forma incorreta, com linguagem inadequada e pressionam a tal ponto de deixarem profissionais com problemas emocionais. Líderes, que não sabem demandar, não são assertivos nas demandas e depois cobram resultados. Líderes autoritários, líderes arrogantes, líderes preguiçosos, enfim, a lista é grande.  

Contudo, para resolver e evitar que líderes despreparados estejam à frente das equipes é preciso que os responsáveis pelos departamentos e pela gestão de pessoas estejam sempre atentos para combater modelos incorretos de liderança.

liderança no mercado de trabalho

Por fim, se você que está com dificuldades na sua equipe, ou se você é um profissional que está com dificuldades com a sua liderança, fala comigo, entre em contato aqui. Vai ser muito bommm falar com você! E caso queira se manter atualizado, ouça minha coluna Carreira e Mercado de Trabalho na Rádio CBN, sempre às quartas às 10h45, basta clicar aqui. 

Daniela Ludak

Daniela Leluddak

Consultora corporativa, psicóloga clínica, palestrante e colunista com mais de 25 anos de experiência. Reconhecida por seu trabalho no desenvolvimento humano, apoia líderes, famílias e empresas na criação de ambientes colaborativos, humanizados e de alta performance. É idealizadora da metodologia Análise Integral, que une psicologia, tecnologia e espiritualidade para capacitar pessoas e equipes a alcançar seu máximo potencial.

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