Como lidar com a falta de reconhecimento no trabalho

Daniela Ludak

Um tema frequentemente abordado no ambiente corporativo, mas que, em algum momento da sua trajetória profissional, pode ter sido uma realidade: enfrentar a ausência de reconhecimento no ambiente de trabalho.

Muitas vezes, a visão do líder e do liderado tendem a ser diferentes quando se fala do sucesso e insucesso no trabalho. Muitas vezes o líder não sabe como reconhecer o que a equipe e liderados fazem bem e o liderado muitas vezes também não sabe como falar sobre sentimento de desgosto diante de alguma ou algumas situações. E, é aí que começam os problemas no ambiente de trabalho.

Portanto, hoje eu quero falar com você gestor e com você profissional que tem enfrentado essa situação. Vamos lá?

Como romper a barreira da ausência de reconhecimento

Se você é profissional e tem sofrido com a falta de reconhecimento no ambiente de trabalho, anota aí essas orientações que eu vou falar agora e podem te ajudar a vencer esse desafio! 

frustração no trabalho pela ausência de reconhecimento

Quando alguém busca reconhecimento como um bálsamo para melhorar seu estado emocional, isso pode indicar a presença de uma questão mais profunda relacionada à autoestima. É importante perceber que essa dinâmica pode se tornar arriscada. A ausência de elogios pode estar atrelada a uma visão negativa de si mesmo, o que pode resultar em problemas. Se, por exemplo, receber feedback para revisar o trabalho ou aprimorar o estilo profissional, a pessoa pode experimentar sentimentos de infelicidade e desânimo. Diante desse cenário, é aconselhável procurar auxílio de um psicólogo, terapeuta ou, no mínimo, abrir uma conversa com alguém em quem confie.

como lidar com a falta de reconhecimento no trabalho

Agora, se você é líder, é esperado que tenha uma visão muito afinada de cada um da equipe para ajudar as pessoas a entenderem o que tem sido exigido e esperado delas de forma que  possam lidar de maneira mais positiva e produtiva com o que acham a respeito delas.  Líderes…Todos temos falhas!  Mas nem todos sabem quais falhas tem e o que podem fazer para lidar com os revezes.

O desafio do reconhecimento: Uma reflexão sobre a jornada profissional

Percebo na atuação que tenho dentro das empresas e no convívio com pessoas de uma forma geral, hoje é importante ter musculatura emocional para lidar com os erros. A busca pelo aprimoramento e ser humilde o bastante para escutar e perceber com quem interage, o que é esperado de você e que sim, nem sempre vai ser vai dar tudo certo. 

paciência no trabalho

Eu trabalho muito com pesquisas e algo sempre me chamou a atenção com os profissionais no mercado de trabalho. Existe uma tendência dos brasileiros a buscarem e esperarem serem reconhecidos e não estou falando aqui só de reconhecimento em forma de bônus ou aumento no salário. Existe uma tendência de procurar receber elogios, se sentir parte integrante do trabalho e poder ajudar e contribuir. 

Caro profissional, caro líder… é preciso entender que o mundo mudou e que você é importante, mas começa por você evoluir e não esperar que os outros te reconheçam. Reconheça seu potencial. Jogar descontentamento naqueles que precisam de você para desempenhar tarefas para o funcionamento do todo, te digo que não é o melhor caminho. Pensa nisso! 

como lidar com reconhecimento no trabalho

Quer saber mais sobre esse assunto ou gostaria de ouvir mais sobre outros temas de carreira e mercado de trabalho? Ouça minha coluna na Rádio CBN Curitiba, todas às quartas. Lá abordo diversos temas do mundo corporativo, e compartilho insights valiosos que podem dar um up na sua carreira profissional. 

Por fim, acesse o site da Caddan Consultoria através do link: www.caddanconsultoria.com.br  ou fale comigo clicando aqui e saiba como posso te auxiliar sobre esse tema.  

Daniela Ludak

Daniela Leluddak

Consultora corporativa, psicóloga clínica, palestrante e colunista com mais de 25 anos de experiência. Reconhecida por seu trabalho no desenvolvimento humano, apoia líderes, famílias e empresas na criação de ambientes colaborativos, humanizados e de alta performance. É idealizadora da metodologia Análise Integral, que une psicologia, tecnologia e espiritualidade para capacitar pessoas e equipes a alcançar seu máximo potencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Newsletter

Deixe seu contato e receba nossa newsletter