Estamos em um mundo efervescente e estimulado a todo momento por novidades. Muitas vezes, isso nos leva a olhar para a grama do vizinho e achar que lá o sol brilha diferente, o que nos faz pensar que a grama dele é mais verde.
Estou fazendo uma analogia com a vida de muitos profissionais que ficam na dúvida se é melhor ter mais estabilidade na carreira executiva, dentro de uma empresa com direitos trabalhistas e salário assegurado todo mês, ou se seria melhor optar por ser dono do seu próprio empreendimento, ter liberdade de agenda, fazer o que gosta e ainda oferecer oportunidades de trabalho para outras pessoas.
Esses são apenas alguns dos argumentos que frequentemente ouço dos profissionais que passam por esse dilema em pensar e repensar qual é a melhor forma de trabalho. Portanto, conte com a Caddan, para que possamos te ajudar a refletir e você possa tomar a melhor decisão.
Como o profissional pode decidir entre Empreender ou seguir a Carreira empresarial?
Vou responder a essa pergunta com a história de um profissional que eu conversei há algum tempo. Acredito que esse exemplo, pode ajudar você a refletir e decidir o que pode ser melhor nesse momento de vida e carreira.
Durante uma conversa que eu tive com esse profissional, que já trabalhou em grandes empresas e projetos muito legais, ele me contou que decidiu empreender. Para que ele tivesse certeza da decisão, fiz algumas perguntas que permitiram que ele refletisse sobre esse passo profissional e aproveito e convido você para que reflita aí também!
Se projete, para daqui a 3 anos. O que vai estar fazendo nesse tempo? . Agora imagine como vai ser sua vida profissional e pessoal daqui 5 anos. Onde você está? Está vestindo o que?
Agora veja você hoje. O que pretende fazer para chegar lá? Como vai fazer para chegar lá?
Pode até ser que alguns pensem que essas perguntas são muito básicas para decidir algo tão importante na vida, mas eu te garanto que se você conseguir responder essas perguntas com clareza e certeza você estará com bastante coisa resolvida na sua vida profissional e pessoal.
E só pra fechar aqui essa história, esse profissional que eu conversei, resolveu empreender e hoje tem bons resultados no seu negócio.
Leia também: Empreender ou Ser empregado? Eis a questão!
Qual é a realidade em trabalhar como Empregado ou como Empreendedor?
Muito bem… empreender significa criar e administrar uma empresa. Um projeto próprio, investindo recursos financeiros, tempo e muito esforço para desenvolver e manter um negócio rentável e bem-sucedido. Isso pode ser gratificante para aqueles que desejam ter total controle sobre seu trabalho e ter a liberdade de seguir suas próprias ideias e estratégias. Embora essa decisão envolve riscos econômicos e profissionais para todos que desejam seguir nessa jornada.
Por outro lado, seguir carreira executiva significa assumir uma posição em uma empresa podendo chegar à gestão de um time, com responsabilidades específicas mas que envolvem processos de trabalho com muitas outras áreas. Essa opção geralmente é a escolhida por aqueles que desejam estabilidade e segurança financeira, bem como a oportunidade de trabalhar em equipe diversas e com projetos nacionais e internacionais.
Tudo isso pode ser muito gratificante, mas escolher e tomar uma decisão que pode impactar toda uma jornada de carreira depende muito dos objetivos pessoais de cada profissional. Sem dúvida uma decisão como essa passa por saber o que você quer para sua vida!
Descubra: Você é feliz com o seu trabalho?
Empreendedorismo versus Corporativismo: qual é a melhor escolha para sua carreira?
Para o profissional que já decidiu sair do corporativo para empreender, ou ao contrário, o que trabalha em uma empresa e quer ser empreendedor, por onde começar essa transição de carreira?
Em primeiro lugar, é preciso PLANEJAR. Sem planejamento essa transição tem grandes chances de dar errado. Por exemplo, quem decidiu deixar o corporativo e empreender, sabe no que vai empreender? Tem dados desse setor que te dão segurança para investir? Vai ter retorno financeiro em quanto tempo? Tem dinheiro para se manter até o seu negócio começar a render? Essas são perguntas bem simples MAS vão te dar base para essa transição.
Agora, se você pretende sair do empreendedorismo para se lançar no mercado de trabalho como candidato a uma vaga em uma empresa, também precisa planejar. Em quais empresas você quer trabalhar? Sabe em quais áreas dessa empresa pretende se candidatar? Por que vai se candidatar a essa vaga? Tem formação nessa área que deseja trabalhar? Se sim, como vai gerir o tempo?
Contudo, deixo aqui um alerta, não tome uma decisão como essa se estiver passando por um problema emocional. Vejo pessoas perdendo carreiras promissoras por estarem cansadas e desgostosas, deprimidas e sem uma análise sobre isso.
Caddan: sua parceira na busca pela solução ideal para sua carreira
Você que está nos acompanhando, está vivendo esse dilema de pensar em mudar pro mundo corporativo ou se tornar empreendedor, fala com a gente e conte com a Caddan para ajudar na sua jornada profissional.
Quer saber mais sobre carreira e mercado de trabalho, acompanhe minha coluna na Rádio CBN Curitiba, todas as quartas às 10h45. Mande também a sua dúvida, a sua história, será uma alegria poder falar contigo. É isso aí! Vamos em frente com muito autoconhecimento e foco para tomar as melhores decisões.