Quando falar com as crianças sobre trabalho?

Daniela Ludak

Você sabe qual é a melhor idade para conversar sobre trabalho com uma criança?  Entender quando e como falar com os pequenos sobre carreira profissional pode interferir nos resultados que terão na vida adulta. Confira aqui, neste artigo, sobre esse tema tão importante.

O momento certo para falar sobre trabalho com crianças, segundo psicologia

Pois bem… a psicologia orienta que você pode falar com as crianças sobre trabalho a partir dos dois anos de idade. É nessa fase que as crianças começam a perceber as diferenças entre as profissões. Você pode ir introduzindo aos poucos na vida dos pequenos o que significa propósito de vida e explicar para criança que o trabalho faz parte desse tal propósito que cada um tem.

Pode parecer complicado, mas não é…. as crianças têm um nível de compreensão altíssimo. Para deixar essa conversa com os pequenos mais fácil, você pode por exemplo: falar do trabalho de alguém da família, da profissão dos pais, dos avós e por aí vai. Gente, vocês podem até não acreditar, mas as crianças adoram ouvir sobre trabalho.

Como explicar o que é trabalho para criança?

Para os mais crescidinhos, você pode contar a história da carreira profissional das pessoas e motivá-los mostrando que o trabalho faz parte da vida. Falar da profissão das pessoas próximas, parentes e amigos contando como fazem para se manter, viver e experienciar coisas novas. Isso pode servir de estímulo na formação dos pequenos. Lembre-se disso!

Conforme as crianças vão crescendo e compreendendo o mundo a sua volta eles passam a imitar os gestos e ações dos adultos e vão inserindo as próprias percepções nas brincadeiras. Um exemplo é quando brincam de escolinha e imitam os professores. Faz parte do processo de aprendizagem copiar aquilo que se vê e vive. E no universo do trabalho não é diferente.

Você pode até achar estranho, mas estou sendo procurada por pais com filhos com idades entre 4 e 6 anos com dúvidas de quando e como falar sobre trabalho, e, nesses casos, a minha orientação é sempre a mesma: fale com a criança a qualquer hora. Principalmente nos momentos em que ela tem dúvidas e curiosidades sobre o trabalho.

Estimular as crianças a visitarem o local onde os pais, parentes e de amigos trabalham, é deixar a realidade mais perto e isso pode movimentar o pensamento e as reflexões dos pequenos sobre o mundo. Atitudes como essa contribuem para que crianças de 2 a 6 anos adquiram conhecimento do mundo e ampliem a consciência sobre a diversidade das formas de trabalho e como o trabalho transforma a sociedade.

A importância em conversar sobre o trabalho ainda na Infância

Falando sobre esse assunto, lembrei de uma cena em que minha filha, quando criança, brincava de vendedora tirando todos os itens do armário e da geladeira para vender nas brincadeiras com os amigos em casa. Sabe o que é curioso? Hoje ela é adulta e gosta bastante da atividade do comércio.

A verdade é que por mais distante que o universo do trabalho esteja dos pequenos, e que ainda tenham muitas coisas para descobrir e aprender até escolher a profissão ou as profissões que irão seguir na fase adulta, falar dos tipos de ocupação com as crianças é de extrema importância para a formação profissional e pessoal de cada um, além de ajudar a entender melhor a sociedade que estão inseridos.

Conte com a Caddan!

A Caddan está aqui pronta para ajudar você nessa abordagem e outros temas importantes, que precisam ser discutidos com os baixinhos. Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Ouça a minha coluna Carreira e Mercado de Trabalho, sempre às quartas-feiras, às 10h45, na Rádio CBN Curitiba. Fica a vontade e entre em contato conosco. 

A verdade é que por mais distante que o universo do trabalho esteja dos pequenos, e que ainda tenham muitas coisas para descobrir e aprender até escolher a profissão ou as profissões que irão seguir na fase adulta, falar dos tipos de ocupação com as crianças é de extrema importância para a formação profissional e pessoal de cada um, além de ajudar a entender melhor a sociedade que estão inseridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Newsletter

Deixe seu contato e receba nossa newsletter