Não sabe lidar com o seu chefe?

Daniela Ludak

Se alguém perguntasse qual o tipo de chefe que você tem, saberia responder prontamente? Entender como cada chefia funciona pode ser a chave para a melhora dos seus resultados no trabalho. Já pensou nisso? Saber lidar e manter um bom relacionamento com a sua chefia, com certeza é importante para sua carreira

Por isso hoje vou falar desse profissional que está a frente de um time, que é responsável pelo departamento e sobre ele estão as expectativas para que sejam solucionados os problemas e as decisões sejam tomadas. Confira.

Como lidar com cada perfil de chefia?

Existem vários tipos de chefes e é de suma importância que as pessoas sejam capazes de identificar o estilo de chefia para que tenham uma melhor convivência e entrosamento profissional. Confira os perfis mais comuns para identificar seu chefe e saber como abordar em determinada ação. Vamos lá! 

perfis de chefia

Os principais perfis de chefe

Chefe amigo

Esse profissional é motivado por agradar muita gente, sendo, inclusive, o preferido dos funcionários. Ele sempre está perto da equipe, é flexível e costuma pegar leve quando se trata de feedbacks. Por isso, para  lidar com esse chefe é preciso que você seja direto na solicitação de críticas e adquira um pouco mais de disciplina para estabelecer limites. 

Chefe autoritário

Ele gosta de mandar em todos. As suas palavras são diretas e francas, e ele pode ser muito útil em momentos de crise, em que é necessário tomar decisões rápidas. Mas tem dificuldade em confiar nos outros. Além disso, ele tem um nível de tolerância muito baixo em relação a erros. Para ser bem-sucedido com esse tipo de chefe, você deve insistir no feedback, prestando atenção a cada ponto levantado, por mais irrelevante que ele possa parecer em um primeiro momento.

Chefe centralizador

É aquele que tem dificuldades de delegar tarefas por não confiar nas pessoas, por isso tende a ficar sobrecarregado, pois prefere fazer ele mesmo. Uma boa iniciativa para lidar com esse chefe é trabalhar com qualidade e comprometimento em suas entregas.

Perfis de cada chefe

Chefe tóxico

Quando ele chega ao ambiente o lugar fica pesado e o humor desaparece. Faz com que todos se sintam incapazes de cumprir suas metas, além de se sentirem desmotivados e exaustos. Na maioria das vezes, o líder tóxico é mal-educado ou sarcástico, o que torna a comunicação com ele impossível. Mesmo assim, o diálogo é a melhor saída. Se isso não funcionar, procurar o RH é uma alternativa.

Chefe paternalista

Esse tipo de profissional assume quase todas as funções do departamento. É amigável, mas quer controlar tudo. Isso impede que os funcionários mostrem seus talentos e limita as promoções. Para melhorar a relação com um chefe paternalista, tente assumir novas funções e participar de variadas tarefas diariamente, seguindo um padrão de exigência com o próprio trabalho. Assim, pode ser que a relação de confiança cresça entre vocês.

Como lidar com um chefe perfeccionista?

perfil de liderança

O chefe perfeccionista é uma pessoa que tem uma visão rigorosa de como as coisas devem ser feitas e se esforça para alcançar a perfeição em tudo o que faz. Eles têm altos padrões e esperam que seus subordinados sigam seus exemplos. Sobre desempenho, os chefes perfeccionistas são muito bons. A questão é: a que preço conseguem alcançar os objetivos?!

Muitas vezes me perguntam, como agir quando em meio a um monte de trabalho onde o chefe é perfeccionista e por algumas vezes pede pro funcionário refazer e refazer a mesma atividade gerando até mesmo um desgaste na equipe?

Bem, os perfeccionistas não são bons em delegar atividades. Isso porque não há tanta confiança de que alguém seja capaz de fazer algo do mesmo jeito e com a mesma precisão que eles. Nesse caso, para ter um bom relacionamento com a sua chefia, procure apresentar soluções prontas, antecipando demandas. 

E quando o chefe passa dos limites? Pedir demissão é a solução?

pedir demissão por causa do chefe

Pedir demissão significa que a relação entre chefia e funcionário chegou ao desgaste extremo. Inclusive uma pesquisa feita, em 2021 pela consultoria de recrutamento Michael Page aponta que oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe. 

O desempenho abaixo do que se espera de um líder é o principal motivo apontado tanto por quem pede para sair da empresa como por quem está desanimado no emprego. 

Você precisa saber avaliar o seu chefe para entender como ele funciona. Qual é a forma de trabalho dele? Se você não souber responder essa pergunta, cuidado, você pode estar indo para o caminho errado. Não é só o chefe que avalia o funcionário, isso ficou no século passado,  funcionário também   avalia chefe. Entendido, pessoal?!

Diferença entre Chefe e Líder Integral

diferença de chefe e lider

Um chefe pode ser visto como alguém que controla e dirige, enquanto um líder é alguém que inspira e conduz. Ambos são importantes em diferentes contextos e situações, mas a liderança eficaz tende a combinar elementos de ambos, adaptando-se às necessidades da equipe e da organização. Hoje no mundo do trabalho, ter chefes com uma liderança expressiva e humanizada é o que se espera nas empresas.

Uso muito a expressão líder integral que é o profissional que tem uma expansão do nível de consciência para inspirar e levar outros para os resultados. 

Descubra como se tornar um Líder Integral agora mesmo! O mundo do trabalho mudou e as empresas estão carentes de líderes que atuem de forma integral, transparente, que representem a equipe e deixem de ser tóxicos e grosseiros com aqueles que dividem as tarefas profissionais diariamente. 

Que tal saber mais sobre esse assunto? Entre em contato conosco, será um prazer bater um papo contigo.  Ouça também a minha coluna Carreira e Mercado de Trabalho, sempre às quartas-feiras, às 10h45, na Rádio CBN e saiba como fazer para que os seus dias de trabalho sejam leves e inspiradores. Ouve lá! Até a próxima.

Daniela Ludak

Daniela Leluddak

Consultora corporativa, psicóloga clínica, palestrante e colunista com mais de 25 anos de experiência. Reconhecida por seu trabalho no desenvolvimento humano, apoia líderes, famílias e empresas na criação de ambientes colaborativos, humanizados e de alta performance. É idealizadora da metodologia Análise Integral, que une psicologia, tecnologia e espiritualidade para capacitar pessoas e equipes a alcançar seu máximo potencial.

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