Já ouviu falar na dor do crescimento profissional?
Você já parou para pensar que o crescimento envolve aspiração, superação, DESCONFORTO E DOR? Mas calma lá, não quero te assustar não!
Quero dizer que o crescimento profissional é possível, pois todas as pessoas têm competências e habilidades, basta saber como utilizá-las da melhor forma na sua profissão. Quando falo de dor, falo de um processo natural e inevitável que todos nós passamos em algum momento da vida.
Acontece quando enfrentamos desafios, mudanças e novas situações que nos levam a sair da nossa zona de conforto. Faz parte do processo de amadurecimento e crescimento pessoal e profissional. Então se você quer evoluir na sua carreira, fique ligado aqui. Vem com a gente!
As dores e desconfortos do crescimento na carreira: como enfrentá-los?
A dor do crescimento pode se manifestar de diversas formas, como o medo, ansiedade, tristeza, frustração e até mesmo a solidão. É um processo que pode ser desconfortável, mas também é uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal e profissional!
Dani, tem alguma forma que o profissional possa escapar ou amenizar essas dificuldades que encontra durante a carreira? Escapar não, mas amenizar as dificuldades, sim, é possível! Por isso, eu sempre oriento as pessoas que estão em pleno crescimento profissional para que:
- Tenham conhecimento de quem são
O que os move, que objetivos e propósitos têm?! Sei que isso está cada vez mais difícil de responder, mas é de suma importância ter essas respostas.
- Procure ajuda pois ninguém segue sozinho
Na minha prática e atuação trabalhando com pessoas por mais duas décadas. Nunca escutei e vi alguém que nunca trocou uma ideia ou mesmo buscou informações com outros que não tiveram sucesso.
- Saibam o que querem a médio e longo prazo
Pois é um processo de autoconhecimento que ajuda a identificar as áreas que precisam ser aprimoradas e melhorar inclusive na sua vida.
A dor do crescimento também nos aproxima de outras pessoas, pois todos passamos por momentos de dificuldade em nossa jornada. O que pode nos levar a um momento de introspecção e reflexão sobre o que você quer, referentes as dores do crescimento e consequentemente as suas experiências profissionais.
Indo nessa linha, a gente pode perceber que a dor do crescimento ensina muito sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor.
Confira também: Descubra como se tornar um Líder Integral
Como transformar o desconforto e dor em aprendizado e assim conquistar o crescimento profissional?
O crescimento profissional envolve experiência, trazidos pelo esforço, determinação, entusiasmo e audácia.
Me lembro de uma executiva que acompanhei que não tinha habilidades de liderança. No entanto, ela se superou. Ela tomou atitudes proativas de trabalhar a comunicação e a tomada de decisão e hoje é uma satisfação contar para vocês que ela é uma excelente líder com incríveis resultados. A dor do crescimento é isso, um caminho viável para chegar aonde você quer.
Assim como diversas pessoas passaram pela dor e ressurgiram, também podemos passar pela dor do crescimento e nos tornarmos pessoas mais completas, realizadas e inteiras.
A vida nos ensina que a dor é temporária e que, com perseverança e fé, podemos superá-la. É uma oportunidade para enxergarmos a dor do crescimento como uma oportunidade de renovação.
Desconfortos como combustível para o crescimento profissional
Devemos sempre nos perguntar: o que podemos aprender com esses desafios, dificuldades? Como podemos transformar os desconfortos em um momento de aprendizado e crescimento pessoal?
Se você deseja descobrir a resposta para essas e outras possíveis dúvidas, sugiro que acompanhe a minha coluna Carreira e Mercado de Trabalho, transmitida todas as quartas-feiras às 10h45 na Rádio CBN Curitiba.
Se precisar entre em contato conosco aqui na Caddan. Será um prazer ajudá-lo. Conte comigo!