Quem é que nunca ficou nervoso na hora de fazer uma prova? E quando assunto é vestibular é bastante comum que os estudantes fiquem bastante ansiosos com o desafio a ser enfrentado. Quer saber o que fazer para se preparar e garantir a aprovação na prova que vai abrir as portas para o ensino superior?
Hoje eu vou falar com esse povo muito especial. Esse pessoal que está se preparando para fazer um curso superior ou tecnólogo e está prestes a entrar no mercado de trabalho, alguns até já estão trabalhando.. e isso é ótimo!
Contudo, alguém pode estar pensando: Puxa Dani! Faz anos e anos que passei dessa fase. Pois bem, pode ter aí um sobrinho, um primo, o amigo do filho e até mesmo o seu filho que está nessa fase pensando o que vai fazer de vestibular ou já decidiu, mas pode estar inseguro quanto a escolha do curso.
Por isso, fica com a Dani aqui que vai ter muita conversa boa sobre esse tema hoje.
Leia também: Autoconhecimento e o país das maravilhas
Como um jovem pode fazer para escolher de forma certeira o curso superior?
Identificar o que gosta de fazer é o primeiro passo, e também o que jovem não quer fazer de jeito nenhum, também precisa ser levado em consideração.
Por isso eu digo que para fazer essa escolha é preciso considerar a história desse jovem observando quais são as habilidades dele. Portanto quem pode ajudar nisso são os professores, os pais, os amigos dos pais, ou seja, as pessoas que convivem com esse jovem.
O que fazer para se preparar para uma prova de vestibular ou ENEM?
Depois de fazer a escolha é hora de se preparar para encarar a tão famosa prova do vestibular ou a prova do enem, e aí? Quais as melhores orientações ?
Para que você consiga bons resultados nos seus estudos, preste atenção nestas dicas super práticas, que você pode fazer antes do dia “D” e com certeza vão te ajudar a ter um excelente resultado no dia da prova.
Eu sempre oriento que a pessoa estude bastante todas as matérias, mas antes da prova apenas releia e procure sanar as dúvidas com os colegas e professores. Tente tirar da frente os temas que ficam martelando na sua mente porque você ainda não entendeu muito bem.
Agora, referente aos conteúdos que você já sabe e tem facilidade para entender, mantenha as revisões, pois evitar erros diante daquilo que você já sabe, é a melhor estratégia, sempre.
Treine a redação, pois escrever com facilidade é resultado de treino. Sendo assim, quanto mais você escrever, melhor ficará a sua redação. Lembrando que a redação tem um peso grande nas provas. Portanto, procure provas antigas, na internet você vai encontrar e veja como os estudantes que tiveram boas notas fizeram. Com certeza isso vai te deixar mais seguro na hora de escrever.
E falando em treinar, faça simulados! Também tem na internet, basta procurar a instituição que você vai fazer a prova e buscar por provas antigas, isso também vai te ajudar a estar mais preparado e também a vai te dar noção do tempo que vai precisar para fazer todos os exercícios. Atenção, o tempo pode ser um vilão no seu desempenho do dia do exame!
Escolha um lugar adequado para estudar – essa é uma escolha individual e independentemente de ser em casa, na escola ou em qualquer outro lugar, tenha a certeza de que o local interfere sim no estudo.
Uma outra atitude beeem importante que você precisa ter para passar na prova é ficar de olho nas notícias, sempre!
Ter esse tipo de conhecimento do que acontece no mundo a sua volta aumenta seu repertório para interpretar texto e escrever. Pesquisas científicas, Guerra da Ucrânia, monarquia na Inglaterra, agronegócio no mundo, tecnologia entre outros, são temas contemporâneos que podem cair na prova. Fique ligado!
Dicas valiosas para obter sucesso nos vestibulares
Quando as pessoas têm um grande desafio na vida, o apoio é sempre muito bem vindo. E com uma prova de vestibular, não é diferente, por exemplo, a família tem um papel fundamental para que o estudante tenha um bom resultado.
Acompanho famílias e oriento jovens há muito tempo. O que eu percebo é que aqueles que tiveram um suporte, um acompanhamento bem de perto, tiveram excelentes resultados. Então, se você tem uma família que te ajuda a estudar, te dá estrutura pra isso, eu só tenho uma coisa para dizer, A- PRO-VEI- TE!
Uma outra orientação que eu sempre dou e algumas pessoas gostam da experiência é a seguinte: visite o local da prova! Alguns jovens me respondem: não precisa! Mas antecipar-se a isso garante mais segurança até chegar no local da prova e consequentemente te permite ter mais tranquilidade na realização dos exames, vai por mim.
E por fim, porém não menos importante: cuide da mente, corpo e espírito – a combinação de nervosismo e ansiedade, baixam a imunidade, por isso, medite, alongue-se e relaxe. Ter rotinas para andar ao ar livre, escutar músicas ou dormir mexe com a bioquímica do corpo e resulta em mais concentração.
A Caddan está ao seu lado na busca pelo sucesso profissional
Não esqueça. Na véspera da prova: respire, alimente-se, descanse e evite o autoboicote dizendo: “eu não sei nada”, “não vou passar”.
Vai com fé e se tiver medo, vai com medo mesmo e com a esperança que vai dar certo sim. Mas precisamos que você esteja preparado, então, pelo menos duas horas de estudo por dia, inclusive finais de semana e feriados, o tempo é curto para o tamanho do sonho que você tem! Escuta a Dani!
Conte com a Caddan para alcançar o seu sucesso profissional. Fale conosco e não esqueça de ouvir a minha Coluna Carreira e Mercado de Trabalho sempre às quartas-feiras, às 10h45, na Rádio CBN Curitiba.