Como vencer a desmotivação no trabalho

Daniela Ludak

Sabe aquele dia em que você não tem vontade de fazer as atividades do seu trabalho? Será que chegar no horário da reunião e ou entregar o relatório no prazo exige muito de você? Pois é esses são alguns sinais que a desmotivação pode estar fazendo parte do seu dia a dia no trabalho? E aí? Como faz para sair dessa situação? 

Muita gente acha que a desmotivação é frescura ou falta de vontade de fazer as coisas direito. Na verdade, a desmotivação sinaliza que algo não está nada bem na vida do profissional. E aí é a hora de abrir os olhos e perceber os sinais que podem fazer com que a desmotivação no trabalho vire um problema. Não só para o profissional, mas para a empresa também.

Quais os sinais da desmotivação no trabalho?

A desmotivação não vem de um dia para o outro, por isso de forma prática é possível observar os sinais:

  • Descomprometimento: Aquela reunião em que o profissional chegava no horário mas agora não chega mais ou a entrega das atividades que já não é mais no prazo. Esse é um dos primeiros sinais de desmotivação;
 
  • Dispersão pessoal: Quando a pessoa parece que está longe ou quando ela recebe uma orientação a logo esquece, ou fica totalmente sem ânimo para fazer. A pessoa perde a sequência das coisas;
 
  • E por fim, a perda de resultados no trabalho.
 

Ficar atento a esses sinais é muito importante se isso ocorre com você, ou com alguém da sua equipe

desmotivação no trabalho

A desmotivação no trabalho é uma das coisas com que as empresas mais têm dificuldade em lidar, pois no mundo atual são muitas as variáveis que podem favorecer a isso. Porém, quanto antes a desmotivação for identificada, menor será o prejuízo humano e econômico para a empresa e o próprio profissional. 

Como os gestores podem resolver a falta de motivação da sua equipe?

Eu sempre digo que prevenir a desmotivação no trabalho é o melhor remédio. Porém, em primeiro lugar, chefe, gestor, líder nenhum motiva alguém, as pessoas são inspiradas por outras

Dito isso, fortaleça a comunicação com essa ou essas pessoas que estão desmotivadas. Busque entender quais são os motivos que as fazem estar desse jeito. Pode não ser uma tarefa fácil conversar com alguém que está desmotivado, mas é a única forma de conhecer o problema e resolvê-lo.

Feito isso, tente criar um ambiente de trabalho mais leve. Algumas empresas conseguem melhorar o ambiente flexibilizando o horário de trabalho, flexibilizando o modelo de trabalho para remoto ou híbrido, por exemplo. 

desmotivação no trabalho

Algo que está fazendo sucesso é levar o pet de estimação para o ambiente de trabalho, loucura? Algumas empresas dizem que não! Confraternizações, boas conversas, espaços para relaxar tudo isso ajuda a não ter, e a melhorar a desmotivação, que pode ser um problemão na produtividade das empresas. Contudo, de nada adianta toda essa criatividade se a valorização e o tratar bem os profissionais é somente da boca pra fora.

Lembrem-se, somos seres relacionais e por isso, mesmo desmotivados, os profissionais precisam ser tratados com respeito e precisam ser ouvidos. Principalmente quando a desmotivação no trabalho destrói as metas individuais e coletivas. 

Por isso, é necessário criar condições para que metas e objetivos do grupo possam de fato ser realizáveis e isso envolve cooperação e o apoio mútuo, inclusive em períodos de desmotivação.

Estou desmotivado no trabalho, e agora? Saiba como sair desta situação

Então, se você está neste estado procure ajuda, converse com alguém de sua confiança para que de forma positiva possa lidar com o que não está bem. Esse é o primeiro passo que você pode dar, já que está se vendo sozinho no ambiente de trabalho. Por outro lado perceba, se na sua vida pessoal tem algo que possa estar interferindo na sua motivação no trabalho. Talvez a sua saúde física possa estar precisando de mais atenção. Fica essa dica!

como sair da desmotivação profissional

Agora, se você perceber que a sua desmotivação é causada por estar há muito tempo em determinada função, avalie. Pois pode ser que tenha chegado no final desse ciclo nessa empresa, ou ainda percebeu que tem potencial e capacitação para mudar de área, por que não? Perceber o que está tirando a sua energia é o esperado das pessoas que querem viver e viver bem motivadas!

Aproveite e confira o Reconecta Aí, mais que um programa uma solução para sua vida profissional e pessoal. Uma imersão em si, é um movimento que te inspira a falar das relações, dos desafios e muito mais, sobre você mesmo inserido nesse mundo meio maluco. Confira!

Vença a desmotivação profissional com nossa ajuda!

supere a desmotivação profissional

Agora, se você está aí gestor de equipe ou se você é um profissional que anda desanimado, desmotivado e não sabe muito bem como resolver essa situação, não deixe para depois, conte com a Caddan!

Nos mande uma mensagem. Vai ser uma satisfação poder falar e inspirar você para novos horizontes!

Ouça a minha coluna Carreira e Mercado de Trabalho, sempre às quartas-feiras, às 10h45, na Rádio CBN e saiba como fazer para que os seus dias de trabalho sejam leves e inspiradores. Ouve lá!

Daniela Ludak

Daniela Leluddak

Consultora corporativa, psicóloga clínica, palestrante e colunista com mais de 25 anos de experiência. Reconhecida por seu trabalho no desenvolvimento humano, apoia líderes, famílias e empresas na criação de ambientes colaborativos, humanizados e de alta performance. É idealizadora da metodologia Análise Integral, que une psicologia, tecnologia e espiritualidade para capacitar pessoas e equipes a alcançar seu máximo potencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Newsletter

Deixe seu contato e receba nossa newsletter